quarta-feira, 31 de março de 2010

Otakus contra a Globo

Oi amores otakus!
Aqui vai mais um post sobre o ocorrido. Vim dar meu veredito colando o que já disse no twitter e acrescentando coisas. Hajimeyokka?
Resumo do resumo do que rolou: surgiu a história de que uma novela BR-JP ia surgir e nos revoltamos porque iriam aparecer mais posers etc, então criou-se a tag #OtakusContraAGlobo. Só que depois partiram pra agressividade e esculhambaram Walcyr Carrasco, o autor da suposta novela.

x Sou contra a novela, sim. O que o Walcyr disse no twitpic foi coisa de noob, sim (chamar as Lolitas de Alice no País das Maravilhas x_x). Não acho que devemos sair chutando o cara, mas adoraria que ele desistisse da novela OU fizesse um trabalho realmente bom. Não quero ver o JP virar modinha tipo Índia e não quero que a visão sobre a cultura japonesa seja tão superficial e generalizadora como foi o de outras novelas que se passaram em países diferentes. Eu fiquei chateada, sim. Mas com os posers e com a distorção cultural das novelas. Ainda sou contra, caso ele faça. Uma coisa que não dá: os otakus serem odiados por isso. Tivemos nossas razões, poxa. Não quero que essa fama criada pela tag fique, ok?

@Millaneza (+) Porém, dá vergonha de saber que fiz parte de algo, que no final se tornou em algo mal intencionado, e vulgar dessa maneira. #OtakusFail

Fiquei irritada. Eu ainda apoio a tag por causa de tudo que já disse. Mas apoiar a tag não significa ter que aguentar a má fama que tivemos.
E então, otakus? É aguentarmos as consequencias. Não me arrependo de jeito nenhum e faria novamente. E não fiquem se criticando por pena do que falaram pro @WalcyrCarrasco. Alguns tenderam pra esse lado, ok. Mas não significa que a tag toda foi um chute nele.
Só porque ele resolveu dar uma de vítima, não vou apoiá-lo. Não curti a agressividade, lógico. Mas também não vou criticar o fato de ontem.
 
@lawlietshoujo eu tbm naum me arrependo,afinal a tag era contra a globo,e eu tenho muitos motivos pra odia-la. u.u
@lawlietshoujo eu tbm não!!! mas teve uns radicais idiotas... eu tenho os meus direitos de criticar a novela!

Isso mesmo. Temos direito de protestar. Não tenho rixas diretas com o autor, tenho com a novela e a massificação.
 
E se formos olhar o retrospecto das novelas que tiveram uma cultura como base, aí é que o medo bate na gente!
Ou será que você conhece alguém que gostou tanto de Caminho das índias e virou um admirador da cultura? Simples: Foi banalizado.

É exatamente isso que temíamos: uma cultura milenar, uma tribo muito presente e um povo amado virar modinha como os indianos! Não. Me. Arrependo.
Imagens do Tumblr da @TomoyoMizuki.

MAIS OPINIÕES? LEIAM OS COMENTÁRIOS :D
Kisu da Law,
           

23 comentários:

  1. Também não me arrependo de forma alguma. (:

    ResponderExcluir
  2. pra mim isso tudo é mimimi dos otakus, sou fã de anime, tenho uma tonelada de mangás e tudo mais...

    os otakus deveriam ter se revoltado não por causa da novela... fodam-se os posers, otaku que é otaku não liga pra essas coisas, o real motivo de revolta deveria ter sido a reportagem mega-tendenciosa sobre o casal que fugiu e bla-bla-bla só por causa de cosplay e coisas do tipo

    outra, já pararam pra pensar que com a "massificação" não fique mais fácil mangás/animes/artistas virem a ser vendidos/se apresentarem aqui?

    é o que eu penso disso tudo ;D

    ResponderExcluir
  3. Pois é meninë!

    OMG fui citada Oeeee...

    Fiquei com medo de participar de qualquer outro movimento pró otaku. E nem quero fazer limpeza do nome Otaku.

    Sabe se lá do que vai acontecer com uma tagzinha quando você sai do PC para tomar um chá, um banho, viver a vida.
    Você volta e o apocalipse da humilhação otaku está armado em dimensao nacional!
    Não me arrependo do que disse, quando estava twittando a tag, eu inclusive fui sincera e falei diretamente com o autor o que eu pensava, mas pedi desculpas em nome dos Otakus "bons" que acharam que defender a cultura "deles", era mandando ele enfiar Gashapons na bunda. Ou chamando ele de Velho Tarado Idiota.
    Que mico, Jesus.

    GRAÇAS que eu não estava no meio dessa ralézinha, mas dá vergonha mesmo assim de saber que fiz parte de algo, que no final se tornou em algo mal intencionado, e vulgar dessa maneira.

    Mas AINDA BEM que houve essa conversa com a Glória Perez, e ela entendeu nossos motivos, super numa boa, e MELHOR, se interessou pela causa, e pelos "fãs".

    ResponderExcluir
  4. Não quero a banalização da cultura japonesa, de jeito algum. Mas, não seria bom, por outro lado, divulgar o que somos e como nos sentimos quando assistimos/lemos um anime/mangá? *-*

    ResponderExcluir
  5. @expecional: Algumas pessoas realmente exageraram, mas no Twitpic o próprio Walcyr postou várias e várias fotos otakus (com Cosplay, Lolitas, Maid Cafe, entre outros) e não faz a mínima idéia do que é aquilo...

    Acho que a tag foi uma forma de protesto legal, e não é pq alguns exageraram que vamos deixar de apoiar...

    ResponderExcluir
  6. Eu ainda apoio a tag! O objetivo nunca foi ofender, só queriamos que nossos sentimentos fossem entendidos, sem deixar o humor de lado (Como na imagem desse post, por exemplo XD)

    ResponderExcluir
  7. Eu sou pró uma novela do JP!
    mesmo q seja otaku hardcore, admito
    pq?
    ora, assim como caminho das índias trouxe uma 'moda' e produtos indianos para o BR uma sobre o JP tb traria uma moda japa para cá
    o q isso tem de bom? O esses produtos seriam encontrados mais facilmente e muito mais baratos que se comprando em eventos ou comprando do JP.
    Já pensou em andar no shopping e encontrar um kimono vendendo? *_*

    ResponderExcluir
  8. Olha, eu confesso que fiquei decepcionada com muitos otakus com essa revolta deles... De verdade... Eu sempre achei quem gostava de animes, mangás e afins, não só pessoas de bom gosto, mas que sabiam reconhecer a cultura desse país magnífico! =]
    MAS hoje cedo cheguei no twitter e pegando informações aqui e acolá acabei descobrindo o que tinha ocorrido...
    Eu fiquei decepcionada com a tag toda no começo e pensei que as pessoas tentaram expor a opinião delas de um jeito errôneo.
    Depois percebi que algumas das pessoas só estavam discutindo como ficaria uma abordagem no estilo novela do mundo otaku, japonês e etc. Não foi mal intencionado, foram só críticas de que PODERIAM expressar erroneamente esse universo e acabar por deturpar a cultura.
    Entretanto, achei precipitado julgarem o autor da possível novela, afinal, se a novela já estivesse sendo exibida e ele tivesse feito um trabalho em que os erros citados fossem cometidos, tudo bem em criticar [mas sem ofender do mesmo jeito], mas nem deram a oportunidade dele criar... Vendo pelos outros trabalhos dele, posso dizer que eu teria esperanças em que a novela fosse boa sim... Mas de qualquer forma, foi precipitado julgá-lo e mais ainda ofendê-lo...
    Essa foi a minha opinião... =/
    Mas achei bem legal a atitude da @Millaneza e a sua @Lawlietshoujo e de mais algumas pessoas que tentaram explicar a situação que causou um clima ruim... ^^
    Eu não tive muito a ver com esse protesto, mas achei legal comentar a atitude das meninas de colocar tudo na ordem de novo... =]

    ResponderExcluir
  9. @jimmyfriki Sempre há extremistas em QUALQUER lugar. O fato é que por causa desses extremistas, nós, que somos otakus "do bem", tamos pagando. E caro. Fomos tachados pra o país todo ver de violentos. De grosseiros. Eu, a @Hashiiko e talvez algumas outras pessoas, como o @expecional, a @Millaneza, já pedimos sinceras desculpas ao Walcr. Ele merece, apesar de tudo. Mas nem tudo foi ofensa. Eu não ofendi nem xinguei NINGUÉM em especial. Em momento algum. Talvez a idéia da novela ou algo assim. Mas o Walcyr? Em momento algum. Longe de mim. Pra que?

    ResponderExcluir
  10. @M_arih
    não ligo se o japão virasse modinha, acho legal a coisa se popularizar.... ta certo eu não gosto muito da globo, e não assisto as novelas, mas se bem retratado, muita gente ia entender a cultura do japão e até gostar.. e quem sabe,nós otakus não seriamos mais tratados como estranhos, mas com essa revolta toda, aconteceu o contrário ,agora é que vão achar que somos todos doidos. =*

    ResponderExcluir
  11. @sobezarius_

    Eu peguei a tag do "início" ontem.
    No começo, tinhamos outros propósito...
    Mostrar que iriam ter vários posers e a novela poderia ridicularizar o Japão. [qual é, é o autor daquela novela que tem o macaco pintor!!!]
    Não seria legal as pessoas gostarem de algo só porque passou numa novela!!!
    Tá, seria melhor num aspecto, porque "abriria mais portas" para os produtos japoneses no mercado brasileiro. Como também mais eventos e afins.
    Tudo tem os seus lados positivos e negativos...
    O problema é que fomos mal compreendidos por causa de um bando de idiotas xingar o autor.
    Lembre-se: Há n00bs em todos os lugares. (:

    ResponderExcluir
  12. A tag mudou de rumo também, tudo começou por causa da novela e depois começaram a falar sobre aquela história de 2007. Eu apoiei a tag dês do inicio, de certo modo as pessoas começaram a atacar e nisso as pessoas já começaram a usar a tag para zoar os otakus e tals ,-,.
    E pelo que ele postou no twitpic, na minha opinião ele deveria ter pesquisado um pouco antes, são coisas absortamente fáceis de se achar. E como você mesmo diz agora temos que aguentar as consequências (Eu ainda apoio a tag.)

    @vague_

    ResponderExcluir
  13. Não achei mto legal o povo perder o respeito e partir pras ofenças na tag, mas eu consigo entender o sentimento deles =/ A bastante tempo a Rede Globo vem exculaxando a comunidade otaku.
    O nosso maior medo eh a banalização da cultura Japonesa, que é o que vem acontecendo com todas as culturas estrageiras sobre a qual a Globo fez uma novela.
    Otakus já sofrem perconceito e tb existem posers o bastante na comunidade, não pecisamos de uma novela mal informada e exteriotipada para piorar a situação.
    Realmente não foi legal terem ofendido o Walcyr Carrasco, mas ele se fazendo de vítima e exculhambando de maneira generalizada os otakus foi péssimo neh ¬¬'''
    Como vc disse, agora não vai ter jeito se não tds nós arcarmos com as consequencias da falta de educação de alguns poucos. ù.u''

    ResponderExcluir
  14. Eu sinceramente não entendo o que vocês pregram como o demônio da banalização.

    Banalização é tornar comum, corriqueiro, aceitável. Por isso falam que a banalização da violência é algo ruim.

    Banalizar o que vocês chamam de cultura otaku (?) não seria MUITO MELHOR do que mantê-la restrita a um grupinho, enquanto todos à nossa volta nos acham estranhos, retardados e nos olham torto?

    Por que não levar para um lado BOM uma abordagem numa novela da cultura pop japonesa, que mostre que eventos de animes, cosplays, gashapons e mangás não são bichos de sete cabeças? E quem sabe com isso ajudar a trazer MAIS mangás, MAIS animes, MAIS produtos licenciados, MAIS bandas pra cá? Pensem um pouco!

    Entendo que vocês tem medo que a cultura japonesa em si seja mostrada de forma errônea. Mas quem diabos são os otakus pra se acharem donos da verdade sobre a cultura japonesa? No máximo sabemos o que vemos em animes e mangás.

    Mostrar a cultura japonesa de forma errada seria uma DETURPAÇÃO. E NÃO BANALIZAÇÃO.

    Infelizmente fico com cada vez mais a impressão que os fãs de animes e mangás não querem que NINGUÉM entre no mundinho deles. Querem ser respeitados, mas não permitem se deixar conhecer por leigos!

    E quando um leigo demonstra um mínimo de interesse, é atacado com paus e pedras como se tivesse entrado em território proibido.

    O Walcyr não é NOOB. Noob é aquele que acha que sabe e não sabe nada - muitos otakus são assim, porque viram 50 animes acham que tem pós-gradução em cultura japonesa.

    O Walcyr é um CURIOSO da cultura japonesa (de todas as épocas), que está aprendendo AGORA do que ela se trata. Se ele chamou os gashapons de bonequinhos, QUAL O PROBLEMA, não deixam de ser bonecos! Ele não é obrigado a chamar pelo nome japonês se ele está conhecendo isso agora.

    O mesmo com as lolitas. Eu até pouco tempo não sabia o que era a moda lolita, fui pesquisar pra me interar melhor e admito que ainda não sei muita coisa. Moda de rua japonesa é informação demais.
    E aí, vão me empalar também num poste?

    Se os otakus se sentiram incomodados ou preocupados com essa PROVÁVEL novela com conteúdo japonês, deveriam ter entrado em contato com o autor primeiro, com EDUCAÇÃO, até oferecendo ajuda quanto à maiores informações sobre cultura pop japonesa.

    NUNCA com agressividade, flammerismo e chororô infundado - que foi o que aconteceu.

    Infundado SIM, porque NUNCA FOI DITO QUE O WALCYR FARIA UMA NOVELA SOBRE OTAKUS, mas todo mundo MUITO DOÍDO já achou que era esse o assunto.

    Enfim, espero que daqui pra frente os ditos otakus PENSEM BEM antes de começarem QUALQUER MOVIMENTO INFUNDADO na internet, seja ele pelo meio que for.
    Porque se o preconceito antes já existia, ninguém garante que ele não vá aumentar agora.

    ResponderExcluir
  15. Também sou uma das que não me arrependo. Faria de novo se fosse preciso. Pra mim, uma cultura tão bonita como a deles não é coisa pra ser banalizada, sabe? Gosto e participei da tag porque quis. Mas o que me deixou com medo do que viria realmente foram as frases bem noobs sobre nossos gostos.
    Não quero mesmo que algo assim aconteça, mas é bem possível que com a criação dessa novela, o preconceito contra nós, otakus, aumente cada vez mais.

    ResponderExcluir
  16. acompanhei e apoiei a tag desde o início!
    sim, sou contra a novela, para poder evitar
    mais posers e etc...
    a intenção não era agredir moralmente o Walcyr, porém algúns acabaram o xingand, e isso fez com que ele tivesse uma má impressão sobre nós!

    ResponderExcluir
  17. Issae. Talvez no começo, movidos pelo estresse nós quebramos demais o pau no Walcyr. Mas eu, como muitos outros tambem estou contra essa novela, vai fazer com que as pessoas não reconheçam mais o que são os otakus. Vão ser tipo.. "Aqueles da Novela". É isso que eu acho. Temos que lutar por aquilo que achamos certo, certo? (ficou legal q)

    ResponderExcluir
  18. Eu não gosto da tv aberta pelo simples fato de eles acharem que tudo que é diferente é motivo de chacota.Sou otaku,me visto de um jeito egocêntrico e sou vitima de preconceito até por parte da minha família,pois amo mais que tudo a cultura japonesa e tudo que diz a respeito dela.E quero que meu filho que é descendente de japones ame sua cultura tanto quanto eu.Por isso é mais que natural eu me revoltar ao saber que essa cultura milenar poder virar piada em novelas.

    ResponderExcluir
  19. n me arrependo da tag u.u

    e fui eu que fiz a imagem u.u

    ResponderExcluir
  20. Sinceramente...acho que foi muito impulso isso...as consequências só vieram depois...não acho que a Globo iria mostrar uma imagem negativa da cultura japonesa,mesmo por que o autor mostrou em uma entrevista que não tem o minimo interesse na cultura pop.
    Não participei da tag pois não consegui entrar no pc no dia..mas depois que pensei melhor...foi meio que ignorância na nossa parte.
    Odeio piadinhas contra otakus também...mas pensando melhor no dia seguinte..achei hipocrisia...
    Afinal..a novela iria apenas visar a cultura japonesa em sí...a milenar do budismo..não a pop...sou descendente de japoneses e achei isso muito errado da nossa parte...não podemos julgar as pessoas...muito menos um trabalho que o cara passa trocentos mil anos fazendo.
    Mesmo sabendo de tudo que a Globo achou de nós..eu achei essa tag muita hiprocrisia mesmo..sinto muito..muita gente pode ser contra minha opinião..mas fomos anti-éticos e simplismente ignorantes...

    Agradeço a leitura 8D

    ResponderExcluir
  21. Poxa, nem soube da agressividade. Agora me responde: Por quê? O que iriam ganhar com isso?
    Eu também não gostei dessa ideia da novela, por causa dos posers, claro, mas não vejo motivos para serem tão radicais e parirem para a agressividade. Sim, senhoras e senhores: Este, e muitos outros, são os exemplos do porquê não gosto da sociedade.


    Bem, fazer um trabalho bom está fora de questão já que ele não sabe a diferença de Alice no país das maravilhas e Lolitas.

    É, é uma pena.

    ResponderExcluir
  22. pessoal o Walcyr Carrasco nunca disse que ia
    fazer uma novela sobre o mundo OTAKU,mas ele disse que ia fazer uma novela sobre o Japão ,e lá não existe só o mundo dos OTAKU, para falar a verdade, os japoneses odeiam esse nome.Eu sei que vocês só estavam querendo defender os seus direitos ,mas as pessoas acham que todos os Otakus estão a apoiando esse movimento o que não é verdade.

    ResponderExcluir
  23. Não tenho twitter e nem pretendo ter por enquanto. Mas isso recebe todo o meu apoio!

    Faço das palavras da autora do post as minhas!!

    ResponderExcluir

It's your turn ♥ -q